segunda-feira, 7 de abril de 2014

Receita da Semana: Pão centeio integral

Ingredientes 


  • 100 g de farinha integral de centeio 
  • 400 g de farinha trigo branca pouco refinada 
  • 6 g de fermento padeiro seco (granulado) 
  • 2 colheres de sopa de azeite 
  • 300 ml de água Sal marinho 


Preparação 


Desfazer o fermento e o sal na água e azeite. Num recipiente grande, pôr a farinha, fazer um buraco no meio da mesma e juntar a parte líquida. Misturar tudo e amassar durante 15 minutos ou mais, até que a massa se desprenda das mãos e recipiente (Deve obter-se uma massa homogénea e elástica, de modo que depois de a pressionar com um dedo ela recupere a sua forma).
Deixar repousar em lugar morno (20ºC – 30ºC), dentro de um recipiente coberto com um pano húmido, até que a massa duplique o seu tamanho, quer dizer, 1 hora aproximadamente.
Voltar a amassar durante mais 2 minutos e colocar a massa numa forma untada. Deixar repousar outra vez até que volte a duplicar o seu tamanho.
Aquecer o forno a 250ºC e introduzir no forno a forma com a massa e reduzir a temperatura para 180ºC. Deixar cozer até que comece a ficar dourado (entre 45 minutos a 1 hora). Tirá-lo do forno e, passados 5 minutos, desenformar. Deixar arrefecer sobre uma grelha, coberto com um pano.

Observações: Pode-se obter a farinha centeio integral, moendo 100 g de flocos de centeio integral na “1,2,3”. O pão, depois de frio, pode cortar-se em fatias e guardar-se no congelador para uso posterior.

O centeio: Conselhos para a saúde 


O centeio é um cereal de composição semelhante ao trigo mas com um maior teor em fibra e em proteínas; no entanto as proteínas do centeio contêm menos glúten do que as do trigo, e por isso dão lugar a um pão menos esponjoso.
O pão de centeio é especialmente recomendável para:
  1. As artérias e o coração, reduz o colesterol, evita a hipertensão e melhora a circulação do sangue. Isso deve-se ao seu conteúdo em fibra, em vitaminas antioxidantes como a E, e em elementos fitoquímicos;
  2. O intestino, devido ao efeito laxante da sua fibra, que também contribui para a prevenção do cancro do cólon; 
  3.  A alimentação dos diabéticos, já que os hidratos de carbono do centeio são assimilados mais lentamente do que os do trigo e, portanto, provocam um aumento menor do nível de glicose (açúcar) no sangue.

Receita partilhada por: Conceição Carvalho

NOTA: Este espaço serve também para partilha de sugestões, comentários e fotografias. Qualquer dúvida utilizem o campo dos comentários. Obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário